andando por aí...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Portugal - Tomar – parte 1

 

Tomar, cidade de 20 000 habitantes, é a capital política da Comunidade Urbana do Médio Tejo e sede de concelho homónimo com 16 freguesias, 352 kms e 43 000 habitantes. Foi sede das Ordens Militares do Templo e de Cristo. Cidade localizada nas margens do rio Nabão, pertencente ao distrito de Santarém na província do Ribatejo,  A 1 de março de 1160 foi fundada Tomar com o início da construção do castelo. D Gualdim Pais concedeu-lhe foral em 1162.

 

Clique nas fotos para ampliar.

SONY DSC

1 - Vista da cidade. O plano da cidade medieval organiza-se em cruz com os 3 braços apontando os 4 pontos cardeais marcados pelos 4 conventos da cidade.

 

SONY DSC

2 - Praça da República, ao fundo Câmara Municipal. A partir desse local irradiam os principais edifícios públicos e religiosos.

 

SONY DSC

3 - Igreja Matriz de São João Baptista – também chamada de S. João da Praça ao tempo da sua edificação. Templo gótico de três naves separadas por pilares cruciformes com capitéis esculpidos. Foi concluído cerca de 1510. No exterior, destacam-se os portais principal e sul (góticos) e o portal norte manuelino e a torre sineira.

 

SONY DSC

4 - Igreja Matriz de São João Baptista – Interior.  Púlpito esculpido em pedra de Ançã (manuelino), azulejos dos Séc. XVI e XVII e um impressionante acervo de pintura Quinhentista, do melhor ainda existente em igrejas portuguesas.

 

SONY DSC

5- Igreja Matriz de São João Baptista – Interior.

 

SONY DSC

6 - Rossio da Vila – a esquerda Igreja e Convento de São Francisco e a direita  Padrão Filipino (no centro da Várzea Grande, comemora a sentença de Filipe III, 1627, a favor do Povo de Tomar no litígio com a Ordem de Cristo, quando esta quis apossar-se do terreiro, propriedade da população)

 

SONY DSC

7 - O Convento de São Francisco é um edifício maneirista construído em torno de dois claustros. Em meados do século XVII substituiu a capela de Nossa Senhora dos Anjos. Acolheu a comunidade da então extinta casa de Santa Cita.

 

SONY DSC

8 - Convento de São Francisco - Templo do século XVII (1625-1660), característico da Arquitetura Chã. A fachada destaca o maneirismo do portal e do frontispício.

 

SONY DSC

9 - Interior da Igreja de São Francisco -  No interior, de uma só nave coberta a grande altura por uma abóbada de berço, realçam-se as esculturas de um raríssimo Calvário e as quatro representações pictóricas da Vida da Virgem. Na primeira capela do lado do Evangelho sobressai a imagem de Santa Iria, padroeira da cidade de Tomar.

 

SONY DSC

10 - Interior da Igreja de São Francisco.

 

SONY DSC

11 – Casa Vieira Guimarães – Edifício junto à Ponte Velha, de 1920/22. Tem torre octogonal com coruchéu ao jeito da torre da Igreja de S. João e janelas de sacada com moldura e peitoril. Propriedade do Dr. Vieira Guimarães, foi doado à cidade para fins culturais.

 

SONY DSC

12 - Rio Nabão.

 

SONY DSC

13 - Parque ao redor do rio Nabão.

 

SONY DSC

14 - Ponte sobre o Rio Nabão.

 

SONY DSC

15 - Parque na margem do rio Nabão e ao fundo torre sineira da Igreja de Santa Maria dos Olivais.

 

SONY DSC

16 - Torre Sineira.

 

SONY DSC

17 - A Igreja de Santa Maria dos Olivais, também conhecida como Igreja de Santa Maria do Olival, situa-se margem esquerda do Rio Nabão.

 

89 - Glória Ishizaka  - Tomar

18 - Santa Maria do Olival – é a igreja- bailia e panteão de Mestres Templários. Com uma espetacular rosácea na fachada, foi reconstruída no Séc. XIII sobre a primitiva igreja da Ordem do Templo que os especialistas reconhecem ali ter existido, a qual, por seu turno, terá sido edificada no local onde, ao tempo visigótico, existiu mosteiro de monges da Ordem de S. Bento  (funcionava no Séc. VII, na altura do episódio do martírio de Sta. Iria).

 

SONY DSC

19 - Santa Maria do Olival –  Faz transição entre os estilos românico e gótico.

 

SONY DSC

20 - Santa Maria do Olival –  interior.

 

SONY DSC

21 - Santa Maria do Olival –  As capelas laterais e a galeria sul, Renascentista são do Séc. XVI.

 

SONY DSC

22 - Estátua do Infante D. Henrique - Com mais de 30 mil anos de fixação humana neste território, Tomar foi fundada por D. Gualdim Pais em 1160.   Sede das Ordens do Templo e de Cristo, teve no Infante D. Henrique um dos responsáveis pelo seu crescimento.

 

SONY DSC

23 - Mata dos Sete Montes – Antiga cerca dos freires do Convento de Cristo. Estende-se 39 hectares murados e conta com enorme variedade de espécies vegetais. Em 1938, após aquisição pelo Estado foi transformada em Parque Florestal e Jardim que abre diretamente a cidade.

 

SONY DSC

24 - Casa dos Cubos - Espaço cultural da cidade, situado nas margens do rio Nabão. O seu nome deriva das antigas medidas de capacidade, o alqueire e o almude, época, correntemente designados como “cubos”. Alguns dos serviços de que dispõe são: serviços da divisão de animação cultural, centro de monitorização e interpretação ambiental, universidade sénior e espaço para exposições e formação.

 

SONY DSC

25 - Capela de São Lourenço - À saída de Tomar, para sul, é capela manuelina do Séc. XVI mandada construir por Aires do Quental para comemorar o encontro dos exércitos de D. João I e de Nuno Álvares Pereira, naquele local, no dia de São Lourenço (10 de Agosto) de 1385, a caminho da Batalha de Aljubarrota. Também comemoram o feito um painel de azulejos, o Padrão e a Fonte de S. Lourenço.

 

SONY DSC

26 - Capela de São Lourenço – painel de azulejo da parede exterior da capela.

 

SONY DSC

27 - Fonte de S. Lourenço.

 

SONY DSC

28 - Padrão de S. Lourenço.

 

SONY DSC

29 - Aqueduto do Convento/Castelo.

 

SONY DSC

30 - Jardim do Convento/Castelo.

 

SONY DSC

31 - Castelo Templário de Tomar.

 

Sorriso Obrigada pela visitaSorriso

 

Também pode gostar de:

 

- Castelo dos Templários/ Convento de Cristo - Tomar - Portugal

- Convento de Cristo - Tomar – Portugal

- Óbidos – Portugal

- Serra da Estrela - início de inverno – Portugal

- Guaiçara - S.P. – Brasil

- Marília - S.P. - Brasil  Nov. 2011

- Belver – Portugal

- Lousã – Portugal

- Vila Nova da Barquinha – Portugal

- Mira - Portugal – verão

- Covilhã – Portugal

- Tocha – Portugal

- Lisboa – Portugal

- Baixa de Lisboa – Portugal

- Guarda – Portugal

- Marialva – Portugal

- Mêda – Portugal

- Sabugal – Portugal

- Vila do Touro – Portugal

- Linhares da Beira – Portugal

- Praia de Mira e Lagoa – Portugal

1 comentário:

Vera Regina Bastos disse...

Obrigada a você pela lindas fotos de Tomar, lugar que há muitos anos tenho vontade de conhecer. Parabéns