andando por aí...

sábado, 2 de julho de 2011

Portugal – … andando por Lisboa

 

Clique nas fotos se desejar aumentar.

 

13 . lisboa - ponte 25 de abril

A Ponte 25 de Abril (primitivamente conhecida como Ponte Salazar, mas com a designação oficial de Ponte sobre o Tejo) é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.

 

5 . lisboa - monumento aos descobrimentos 1

O Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa. Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses.

 

3 . lisboa - alameda - av. de Brasília

Avenida de Brasília, vista a partir do monumento aos descobrimentos.

 

10 . lisboa - torre de belem

A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

 

9 . lisboa - torre de belem

Torre de Belém- O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

 

SONY DSC

Jardim da Praça do Impérioao fundo Mosteiro dos Jerônimos. Possui uma área de 3,3 ha., construído em 1940 por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português. Anteriormente, a zona era uma praia, conhecida como "praia do  Restelo".

 

SONY DSC

Av. 24 de Julho, ao lado da estação de comboios de Cais Sodré.

 

SONY DSC

Estação de Comboios de Portugal – Cais Sodré.

 

SONY DSC

Símbolo do desenvolvimento comercial de outros tempos, o Mercado da Ribeira situa-se na zona ribeirinha de Lisboa, bem próximo do mítico Cais do Sodré. Este espaço teve as suas origens no antigo ‘Mercado da Ribeira Velha’, que tinha lugar no largo fronteiro à Casa dos Bicos. O edifício atual data de 1882, contudo tem sofrido as mais diversas alterações até aos nossos dias.


 

SONY DSC

Porta do Mercado da Ribeira ladeada por azulejos.

 

SONY DSC

O Mercado da Ribeira servia as vendas grossistas, nomeadamente de peixe, frutas e vegetais, tendo ficado famoso pelas suas carismáticas floristas. Já em 2000, com a abertura de um outro mercado maior, com melhores infra-estruturas e acessos, o MARL, o Mercado da Ribeira transforma-se em Retalhista, tendo um ano depois sido transformado o primeiro piso num espaço de cultura, tradição e socialização.

 

SONY DSC

O Mercado da Ribeira apresenta agora no piso térreo as mesmas funções de mercado retalhista de saberes e sabores regionais, oferecendo os mais diversos produtos, e no primeiro piso restauração, uma loja de artesanato típico de Portugal, vinhos e livros em promoção e um bar/espaço musical com atividades diversas.
Este espaço da ribeira conta com variadas atividades, como aulas de dança, espetáculos, bailes e feiras de coleções a não perder.

 

SONY DSC

O Elevador da Glória é um funicular operado pela Carris. Liga a Baixa ( Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim/ Miradouro de São Pedro de Alcântara), e foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885.

 

SONY DSC

Jardim/ Miradouro de São Pedro de Alcântara.

 

SONY DSC

Jardim/ Miradouro de São Pedro de Alcântara.

 

SONY DSC

Jardim/ Miradouro de São Pedro de Alcântara - oferece uma imponente vista sobre o leste de Lisboa avistando-se parte da zona Baixa de Lisboa e da margem sul do rio Tejo

.SONY DSC

Jardim/ Miradouro de São Pedro de Alcântara  - ao fundo Castelo de São Jorge.

 

SONY DSC

O Elevador da Bica, ou Ascensor da Bica, é um funicular localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, na Bica, em Lisboa., e estabelece a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de São Paulo,

 

SONY DSC

Ruas próximo ao Miradouro de Santa Catarina.

 

SONY DSC

Miradouro de Santa Catarina - Este miradouro situado numa das colinas da cidade antiga possui uma deslumbrante vista sobre o Rio Tejo e sobre a margem sul deste.

 

SONY DSC

Miradouro de Santa Catarina -  No local existe uma esplanada e uma pequena área verde que envolve uma escultura alusiva ao Adamastor.

 

SONY DSC

Miradouro de Santa Catarina – estátua de Adamastor, escultura de Júlio Vaz Júnior . Adamastor é um mítico gigante baseado na mitologia greco-romana, referido por Luís de Camões n'Os Lusíadas, também referido por Fernando Pessoa no poema O Mostrengo. Representa as forças da natureza contra  Vasco da Gama sob a forma de uma tempestade, ameaçando a ruína daquele que tentasse dobrar o Cabo da Boa Esperança (Cabo das Tormentas) e penetrasse no Oceano Índico, os alegados domínios de Adamastor.

 

SONY DSC

Vista  do Tejo, a partir do Miradouro de Santa Catarina.

 

SONY DSC

Vista  do Tejo, ponte 25 de Abril,  a partir do Miradouro de Santa Catarina.

 

SONY DSC

Museu da farmácia - O acervo deste museu representa 5000 anos de história da Saúde e é constituído por inúmeras peças de diversas origens geográficas (Egipto, Roma, Mesopotâmia, etc),

 

SONY DSC

Rua no Bairro Alto.

 

SONY DSC

Rua Garrett.

 

SONY DSC

A Brasileira na Rua Garrett.

 

SONY DSC

Teatro Trindade.

 

SONY DSC

Igreja Italiana do Loreto.

 

SONY DSC

Grafite na Calçada da Glória.

 

SONY DSC

Grafite na Calçada da Glória.

 

SONY DSC

Grafite na Calçada da Glória.

 

SONY DSC

Grafite na Calçada da Glória.

 

SONY DSC

Grafite na Calçada da Glória.

 

SONY DSC

Grafite na Calçada da Glória.

4 comentários:

Jolly Jumper disse...

mais uma vez belas fotos! Realmente, Lisboa será das capitais mais bonitas da Europa. E sem dúvida um dos 100 locais a visitar...

Anónimo disse...

Qui,
Parabéns pelas fotos estão lindas, dá até vontade de voltar aí, só não sabia que tem elevador e calçada com o seu nome....
Bjs

O cidadão Zé disse...

Muito bem Gloria, adoro o teu trabalho, tens que me dar umas dicas para eu também saber algo. Muito equilíbrio e bom gosto,e muito trabalho.
Abraço
Santos Silva

Anónimo disse...

Belas fotos, Saudades do Brasil em Portugal, Saudades de Portugal no Brasil.