Belver é uma freguesia portuguesa do concelho do Gavião, com 69,71 km² de área e 900 habitantes (2001). Densidade: 12,9 hab/km². Foi pertença da Ordem do Hospital, por doação de D. Sancho I, e sede de concelho independente entre 1518 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Belver e Comenda e tinha, em 1801, 1 403 habitantes. Aquando da extinção do município, a freguesia transitou então para o concelho de Mação, onde permaneceu integrado até 1898, data em que passou para o então restaurado concelho de Gavião. Dispõe de uma estação ferroviária integrada na linha da Beira Baixa. (Wikipédia)
Clique nas fotos para ampliar
A esquerda rio Tejo, ao fundo o Castelo e a Vila de Belver.
Ponte de Belver sobre o rio Tejo e a Vila com o Castelo.
Trilho de comboio margeando o rio Tejo.
Rio Tejo visto pela ponte.
Vista de Belver.
Miradouro do Outeirinho.
Vista a partir do Miradouro do Outeirinho.
Vista da praia fluvial do Alamal a partir do miradouro do Outeirinho.
Igreja Matriz - construída em honra de Nossa Senhora da Visitação no século XVI.
Interior da Igreja Matriz - existem vários Altares tal como um painel no Altar das Almas, retratando S. Miguel no Purgatório, atribuído a Pedro Alexandrino.
Interior da Igreja Matriz.
Rua de Belver.
Rua de Belver.
Rua de Belver.
Rua de Belver.
Capela de São Sebastião - construída no Largo do Mártir, serve atualmente de Capela Mortuária.
Moagem de azeitonas.
Rua D. Sancho I e sua escadaria de acesso ao Castelo de Belver.
Castelo de Belver - Considerado um dos mais completos da arquitetura militar medieval portuguesa, ergue-se isolado no alto de um monte granítico, a Oeste da vila, em posição dominante sobre a confluência da ribeira de Belver com a margem direita do rio Tejo, guarnecendo a então chamada Linha do Tejo.
Castelo de Belver – datado dos inícios do séc. XII. É monumento nacional desde 1910. Diz- se que aquí esteve encarcerado Luís de Camões, no séc. XVI.
Ponte de Belver - Construída em 1905, faz ligação entre as duas margens do Tejo, antes de sua construção, a travessia era feita por barcaças. A Ponte pertence à Estradas de Portugal e está integrada na EN244, dando acesso a Gavião, Praia do Alamal e Cadafaz, do lado Sul, e a Belver, do lado Norte. Tem um comprimento de 239m e é composta por 4 vãos, apoiados em 3 pilares, e um viaduto anexo apoiado em duas âncoras.
Na margem do Tejo o Passadiço do Alamal, vista a partir do Castelo.
Ponte de Belver (vista do Castelo).
Praia Fluvial do Alamal vista a partir do Castelo.
Rua da Fonte Velha.
No percurso de acesso à Fonte Velha pode-se contemplar as belas paisagens das encostas do Rio Tejo, assim como, diversas figuras gravadas na pedra.
Fonte Velha.
Estação de Comboio de Belver.
Morador de Belver.
Sem comentários:
Enviar um comentário