Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 3 500 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
Clique na foto para ampliar.
Vila Nova da Barquinha – Barquinha Parque.
Vila Nova da Barquinha – Barquinha Parque.
Vila Nova da Barquinha – Barquinha Parque.
Vila Nova da Barquinha – Barquinha Parque.
Vila Nova da Barquinha – Barquinha Parque.
Vila Nova da Barquinha – Barquinha Parque.
Vila Nova da Barquinha – Rua.
Vila Nova da Barquinha – Igreja de Santo Antonio – Começou a ser edificada em 1801 e foi inaugurada em 1874.
Vila Nova da Barquinha – Igreja de Santo Antonio – Este templo é constituído por uma só nave. No seu interior, destaca-se uma pintura a óleo sobre tela da autoria do pintor surdo-mudo Francisco António Marques, representando os milagres de Santo António.
Vila Nova da Barquinha – Camara Municipal.
Vila Nova da Barquinha – Rua.
Vila Nova da Barquinha.
Vila Nova da Barquinha – Rio Tejo.
TANCOS
Tancos é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova da Barquinha, com 1,56 km² de área e 295 habitantes (2001). Densidade: 189,7 hab/km². Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 708 habitantes. Possui um apeadeiro ferroviário integrado na linha da Beira Baixa, com vista para o Castelo de Almourol. É considerada uma vila muito florida, mas ultimamente as flores e os espaços verdes têm sido substitíudos por pedras.
Igreja Matriz de Tancos - Templo do século XVI dedicado a N.S da Conceição, denúncia a construção Renascença. Possivelmente edificado sobre uma construção religiosa mais antiga, como se pode suspeitar pelo aparelho e pela forma dos muros laterais.
Tancos – Rua.
Morador de Tancos.
Tancos – Rio Tejo. Em frente Arripiado.
Tancos – Capela de Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Tancos).
Tancos – Patos no rio Tejo.
Tancos – Flores de Lantana da praça.
Tancos – Cegonhas na margem do Tejo.
Tancos – Centro Cultural Municipal.
Tancos – Rio Tejo, ao fundo Castelo de Almourol.
Castelo de Almourol
O Casteçp de Almourol, no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém.
Castelo de Almourol - Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários. Constitui-se num dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.
O Castelo é rodeado por águas e pedras e este barco nos leva a entrada do castelo por 1 euro e 50 centimos.
Outra perspectiva do Castelo de Almourol.
Entrada para o Castelo.
Vegetação ao redor do Castelo de Almourol.
Vista do Tejo a partir do Castelo.
Interior do Castelo.
Interior do Castelo.
Interior do Castelo.
Interior do Castelo.
Vista do Tejo a partir da Torre de Menagem.
Rio Tejo, ao fundo Tancos.
Castelo de Almourol.
Almourol – Estação Ferroviária.
1 comentário:
...voltando a Portugal, tenho a nostalgia de tentar conhecer um pouco da história da minha família e sei que meu avô materno era da Barquinha, de seu nome António da Silva Alfaro Júnior ai nasceu e foi baptizado...mas não sei como ter mais informação.Poderei ter alguma ajuda ?
Enviar um comentário