Mêda é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, possui uma área total de 285,91 km² e o concelho 5 926 habitantes em 2001. O município de Mêda fazia parte da antiga região Beira Alta. Caracteriza-se por se localizar numa zona de transição entre as regiões naturais do Alto Douro e do Planalto Beirão. Está delimitada pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa ao norte, a nascente ainda Vila Nova de Foz Côa e o de Pinhel, ao leste é o concelho de Penedono e ao sul é Trancoso.
Paços do Concelho de Mêda (antigo solar barroco do séc. XVIII).
Chafariz ao lado dos Paços do Concelho.
Largo Conde Ferreira. Monumento constituído por um padrão em pedra e uma estátua em ferro, erguido em homenagem aos bombeiros.
Não se distraia andando na calçada de Mêda, senão verá de forma dolorosa uma escultura interessante.
Sempre atento ao andar na calçada de Mêda para não ver de muito perto uma escultura.
Homenagem do Concelho de Mêda aos ex combatentes.
Monumento em honra do vitivinicultor.
Capela do Sr. Bom Jesus dos Passos.
Igreja Matriz Românica do Séc. XVI
Interior da Igreja Matriz - barroca composta por uma planta longitudinal com três naves, uma capela-mor mais estreita e baixa e uma sacristia adossada.
No interior, destacam-se retábulos de talha dourada maneirista, barroca nacional e rococó. Foi construída no século XVI e remodelada no século XVIII.
Igreja matriz com uma capela-mor com cobertura de caixotões e molduras e um retábulo de talha dourada.
Travessa do Castelo.
Pelourinho manuelino, do tipo gaiola, composto por um fuste octogonal encimado por um capitel em forma de disco que é sustentado por uma taça oitavada. Foi provavelmente construído no século XVI.
Nossa Senhora da Assunção no alto do Morro do Castelo.
Nossa Senhora da Assunção no alto do Morro do Castelo.
Torre do Relógio (antiga Torre de Vigia) - construída no século XIX no local onde existira uma antiga torre, usando a pedra duma primitiva capela. Apresenta uma cobertura homogénea em telhado de quatro águas.
Cruzeiro no alto do Morro do Castelo.
Vista da cidade a partir do Morro do Castelo.
1 comentário:
Obrigado por visitarem e promoverem a Mêda.
Enviar um comentário