Ílhavo é uma cidade e sede de concelho portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com aproximadamente 17 000 habitantes (cidade).
Rotunda em frente da Camara Municipal.
Câmara Municipal.
Câmara Municipal.
Igreja Matriz – exterior e interior
Rotunda em frente ao Museu Marítimo. O Museu Marítimo de Ílhavo é um lugar da memória dos Ilhavenses, do seu papel na abertura de Portugal ao mundo. Nascido em 1937, habita desde Outubro de 2001 num moderno e atraente edifício. Nele residem três belas exposições permanentes: Sala Capitão Francisco Marques, dedicada à pesca do bacalhau à linha; Sala da Ria, testemunho das fainas agro-marítimas da laguna de Aveiro; Sala dos Mares, onde se exibe um rico conjunto de embarcações antigas em miniatura, instrumentos de pesca e outros artefactos. Uma colecção de milhares de conchas, recolhidas por todo o mundo completa as exposições do museu.
Via pedonal.
Igreja de Nossa Senhora de Fátima . Fundada em 1942.
Moliceiro na ria de Aveiro.
EN 109 – Ilhavo-Vagos.
Ria de Aveiro e ao fundo Fábrica de Porcelana Vista Alegre.
Fábrica de Porcelana Vista Alegre. É uma fábrica de porcelana portuguesa. A empresa, pela sua história e tradição, mantém-se a mais emblemática das onze unidades industriais que compõem o grupo, produzindo cerca de 10 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica.
Fábrica de Porcelana Vista Alegre. A Vista Alegre foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, que daria início a uma família de empresários que se mantém relevante na actualidade. Até o fim do século XVIII, Portugal não possuía nenhuma indústria que fabricasse porcelana, sendo o maior importador dessa material da China.
Fábrica de Porcelana Vista Alegre - Capela da Nossa Senhora da Penha de França. Mandada edificar nos finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manoel, é hoje Monumento Nacional. Com frontispício de pedra rendilhada, a fachada, com duas torres sineiras nos flancos, encimadas por coruchéus, ostenta num grande nicho a imagem em pedra e em tamanho natural de Nossa Senhora da Penha de França.
O Teatro da Vista Alegre foi criado para entretenimento dos trabalhadores e habitantes do bairro social. Inaugurado quase ao mesmo tempo que a Fábrica, foi reconstruído e decorado sumptuosamente em 1851, com tectos adornados e cortinas enfeitadas. Peças, bailes e concertos da filarmónica da Fábrica encantaram a plateia durante décadas. Em 1905 e em 1970 sofre novas remodelações, que lhe conferem os traços actuais. O Teatro da Vista Alegre esteve inactivo durante muitos anos e só em 1998 foi recuperado e reaberto. Hoje é casa de um grupo de teatro amador composto, como sempre o foi, por trabalhadores da Fábrica da Vista Alegre, embora receba artistas de fora da Fábrica.
O Museu Histórico da Vista Alegre foi inaugurado em 1964 e situa-se nos mesmos terrenos da Fábrica. Aqui podemos observar a evolução histórica da porcelana nos últimos dois séculos e apreciar peças representativas da cerâmica e vidro Vista Alegre desde a sua criação até aos nossos dias. Também encontramos pinturas e objectos relativos à história da Fábrica, dos seus trabalhadores e fundadores, esculturas, colecções especiais e exemplares de encomendas reais.
Loja da Fábrica de Porcelana Vista Alegre.
Peças com decoração baseada em Lisboa.
Peças com decoração baseada no Porto.
Vasos Vista Alegre.
Vaso Vista Alegre.
Peças Vista Alegre.
Peças em homenagem a Eça de Queiros.
Peças de Cristal Atlantis,