andando por aí...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Portugal – Vila do Touro (Sabugal)

 

A freguesia de Vila do Touro fica situada num monte a cerca de 7 kms da sede do concelho – Sabugal. São-lhe vizinhas as povoações do Baraçal (3 kms), Pêga (4 kms), Rapoula do Côa (7 kms), Vale Mourisco e Espinhal (8 kms), Lomba (6 kms), Pousafoles do Bispo (8 kms) e Martim Pêga (6 kms).

População: 299 habitantes (2001).

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - caminho Vila do Touro encontra-se encaixada entre o Outeiro de S. Gens e o Alto da Pena, elevação onde foi iniciada a construção de uma fortificação, a 831 metros de altitude, sobranceira à povoação.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - junta freguesia Junta de Freguesia de Vila do Touro -  O nome “Touro” aparece quando a freguesia tem o estatuto de vila, no século XIII. Muito antes de “Taurus” se estabelecer nesta terra, outros povos a tinham já habitado, pelos vestígios encontrados e que remontam à época pré-histórica. Lenda: Diz uma lenda  que foi encontrado, em escavações num terreno circundante, um bezerro de ouro que teria dado nome à Vila, havendo ainda, o lugar do bezerrinho, de onde provém a água para o abastecimento público (nascente do bezerrinho).

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - fonte Chafariz do Chorros - cuja característica está no facto de possuír um escudo em que estão gravados sete castelos. Possui um tanque que serve de abastecimento de água aos animais.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - NS Caminhos 1 Nossa Senhora dos Caminhos (voltada para nascente e para a Cruz) - “Esta obra tem necessariamente um ponto de partida e um determinado sentido a seguir. O ponto de  partida é  criar um espaço que sirva de medianeiro entre o Homem e Deus, que assenta a singularidade do acontecimento inevitável do Homem efêmero e no sentido de destino imortal – uma obra que paira sobre a serenidade do arranjo exterior que se implanta no local, e no aspecto de uma natureza tranquilizante saturados de rochedos cinzentos características desta aldeia.”

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - NS Caminhos 3 Cruzeiro e muro extemporâneosão por inteiro um tributo ao passado, sinal que o homem  pertenceu a esse cenário, imagem atual esquecida.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - fonte e torre sineiraChafariz, pelourinho (situado junto à Igreja Matriz; Simboliza o poder administrativo que um dia foi atribuído à freguesia, tendo sido concelho), e torre sineira.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - fonte - pelourinho Pelourinho renascentista de pinha cónica, provavelmente construído no século XVI. Apresenta uma base de três degraus circulares, onde assenta uma coluna de fuste circular com base quadrada, encimada por um duplo anel.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro -  torre sineiraTorre Sineira.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - igreja matrizIgreja Matriz - Esta igreja, terá vindo substituir uma outra que aqui já existia e que é referida no arrolamento paroquial nacional nos anos 1320-1321. Teria sido construída em 1220, tendo pertencido à Ordem dos Templários e depois à Ordem de Cristo.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - igreja matriz - interiorIgreja Matriz –  No século XVIII, foi colocado o tecto de caixotões da capela-mor e o respectivo retábulo. Apresenta uma planta longitudinal composta por uma nave e uma capela-mor, cobertas com telhado de duas águas. No interior, destaque para o púlpito renascentista, para o arco triunfal de volta inteira e para o retábulo do altar-mor.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - igreja matriz - interior - altarIgreja Matriz - No altar-mor, de boa talha dourada, destaque para a imagem muitíssimo antiga da padroeira – Nª. Srª. da Assunção.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - igreja matriz interiorIgreja Matriz – outra perspectiva.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - rua direitaRua Direita – rua central da vila.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - fonte - agua do bezerrinhoChafariz em frente ao coreto com água do Bezerrinho (Nascente do Bezerrinho que abastece Vila do Touro).

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - largoCruzeiro – situado no Largo do Reduto, junto ao coreto. Serve de marca para os Passos da "Via Sacra" – Trata-se de uma cruz rectilínea com as extremidades trilobadas, apresentando também uma glória solar e cravos; na intersecção das hastes observam-se as cinco quinas; reverso liso. A cruz assenta num pilar chanfrado, possuindo um pequeno nicho inciso e ainda um painel azulejar polícromo aí colocado posteriormente.)

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro -  avenida Pro. J. Brojo da SilvaAvenida Pro. J. Brojo da Silva – Avenida central de Vila do Touro.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - bebedouro para animaisBebedouro para animais.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - bebedouro para animais - burrinho tomando aguaO burrinho matando a sua sede.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - capela de s. sebastiãoCapela de São Sebastião - situada num dos locais mais altos da Freguesia

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - capela de n.s.fátimaCapela de Nossa Senhora de Fátima.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - fontanário de NS FatimaChafariz em frente a Capela de Nossa Senhora de Fátima.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - fonte das patasFonte das patas.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - capelaCapela de São Gens

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - rua dos templáriosRua dos Templários – rua onde se situa o  Castelo.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - capela de n.s.do mercadoCapela de Nossa Senhora do Mercado - Igreja alpendrada - séc. XV- XVII; nave única; fachada principal marcada por um alpendre seiscentista, sustentado por pilares prismáticos; porta principal em arco de volta quebrada. sendo a porta lateral em arco de volta perfeita; púlpito medieval, de cantaria, apresentando colunas de fuste canelado e balcão decorado com motivos geométricos; possui um retábulo em talha dourada do estilo nacional, actualmente repintado a vermelho.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - Lateral da capela de n.s.mercadoCapela de Nossa Senhora do Mercado -  A invocação a N. S. do Mercado está relacionada com a realização de um mercado de gado nas proximidades, revertendo parte das receitas em seu favor.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista a partir da capela ns comercioPaisagem ao redor da Capela de Nossa Senhora do Mercado.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista a partir da capela ns comercio 1Paisagem vista a partir do alpendre da Capela de N. S. do Mercado.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - rua d. pedro alvitoChafariz na Rua D. Pedro Alvito.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - ruina do castelo - portaEntrada do Castelo - porta em arco gótico, do lado poente da fortificação.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - ruína da entrada-saída do casteloEntrada do Castelo – outra perspectiva da porta de arco ogival semi enterrada.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - ruina do castelo - muroRuínas do Castelo - Actualmente, a construção militar encontra-se reduzida praticamente a dois troços de pano de muralhas, encavalitados entre as penedias e desguarnecidos de ameias. Uma parte delimitando a cumeada nascente do morro e a outra linha defendendo o lado ocidental.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista a partir da ruina do casteloRuínas do Castelo - Bem firme na rocha, grande parte da cerca encontra-se ainda intacta, com a altura máxima de 4 metros, estando o resto dos silhares derrubados pela encosta ou reutilizados no casario da povoação.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista  a partir do marco geodésicoVista a partir do marco geodésico - O amplo domínio visual da paisagem que se tem do cimo do morro, permite elegê-lo como um excelente ponto estratégico de controlo da região de Riba Côa, nomeadamente das terras para leste do rio Côa, mantendo também um eficaz contacto visual com o castelo da Guarda, a noroeste.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista da vila a partir do marco geodésicoVista da Vila a partir do marco geodésico.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista da vila a partir do marco geodésico 1Paisagem vista a partir do marco geodésico.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - vista a partir da ruina do castelo 1Paisagem vista a partir da muralha do Castelo.

 

Glória Ishizaka - Vila do Touro - Uma pausa para descanso do burrinhoHora de descanso.

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por estas excelentes captações da aldeia das minhas origens. Continue a promover estas pequenas localidades como Vila do Touro que, mesmo possuindo uma grande componente da história de Portugal, são muitas vezes esquecidas e desvalorizadas por muitos. Bom trabalho :)

Vitor Lajes disse...

Como sempre, o copo está meio cheio ou vázio, mas pelo menos existe copo. Por isso que continue a viajar por este lindo Portugal e a deliciar-nos com as belas imagens.

RJN disse...

Os meus mais sinceros Parabéns pelas imagens captadas assim como pela discrição e apresentação de cada uma.
Também as minhas origens remontam a essa linda vila que é a Vila do Touro e sempre que me é possível (não tantas vezes quanto gostaria) desloco-me á mesma.
Parabéns!

Helena Mota Antunes disse...

OBRIGADO...por esta maravilhosa viagem fotográfica... onde conheci a Vila onde a minha Bisavó nasceu!...e adorei "visitar" a Igreja de Nª Srª da Assunção, onde os meus Bisavós se casaram em 1891!...Bem Haja!!!

ju disse...

Linda..linda a minha aldeia, já tenho saudades, mais 1 mês.

Anónimo disse...

Adoro a Vila do Touro e sempre que puder vou voltar lá. Se for dia de mercado então, a festa fica ainda maior porque as pessoas todas saem pra rua. Cristina - do Brasil.

Prazeres Silva disse...

Eu nasci nessa Vila, de onde sai com meus pais com 3 anos de idade e depois de 62 anos realizei o meu maior sonho, conhecer o local onde nasci, foi emocionante e agradeço a Deus que me concedeu essa benção e a todos os familiares (família Barroco) e amigos que tão bem nos receberam.Fiquei na Vila no período de 11 á 17 de Agosto de 2013.
Espero retornar um dia.
Prazeres e família Barroco do Brasil.