andando por aí...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Portugal – Palácio Nacional de Mafra

 

Clique nas fotos para ampliar

SONY DSC

1 - Palácio Nacional de Mafra - Um dos mais importantes monumentos do Barroco em Portugal, o Palácio Nacional de Mafra é um símbolo do reinado absolutista de D. João V. Das suas 1200 divisões, realce para a Biblioteca e o Convento, que constitui um património religioso ímpar no nosso país, para a Basílica, obra-prima da arquitetura setecentista, e para os famosos Carrilhões, conjunto único no mundo pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo.

 

SONY DSC

2 – Palácio Nacional de Mafra – outra perspectiva.

 

SONY DSC

3 - Núcleo de Arte Sacra – espaço museológico que ocupa duas salas que eram destinadas à habitação dos Camaristas do Palácio.

 

SONY DSC

4 – Núcleo de Arte Sacra.

 

SONY DSC

5 – Celas Fradescas – A divisão das celas é ainda original. Estas eram destinadas aos enfermeiros.

 

SONY DSC

6 – Celas Fradescas.

 

SONY DSC

7 - Cozinha da enfermaria – Nesta pequena cozinha se preparavam as refeições para os doentes graves e para os enfermeiros. No Real edifício existiam diversas cozinhas: do Rei, da Rainha, do Convento, etc.  Coleção de utensílios de cozinha em cobre e latão pertencentes às diversas cozinhas, séc. XVIII.

 

SONY DSC

8 – Enfermaria - ocupada pelos doentes graves, que aqui eram assistidos por frades enfermeiros, recebendo a visita diária do médico e do sangrador.  Aos domingos, todos os leitos eram puxados para o centro da sala para que os doentes assistissem à Missa.

 

SONY DSC

9 - Por cima de cada cama está um painel de azulejo representando Cristo e aos pés outro com a Virgem Maria. Sobre a cama existia um prego onde o médico pendurava a receita, a fim de que o doente soubesse se o enfermeiro seguia corretamente as instruções.

 

SONY DSC

10 - Sala de Diana – Assim chamada por ter representado no teto Diana, a Deusa da caça, acompanhada de ninfas e sátiros. É da autoria de Cirilo Wolkmar Machado (finais do séc. XVIII), fazendo parte de uma campanha decorativa a mando do Príncipe Regente D. João, futuro D. João VI. O pintor tomou como fonte de inspiração um quadro de Domenichino, intitulado “Caçada de Diana”, existente na Galeria Borghese em Roma.

 

SONY DSC

11 - Sala do Trono ou Sala de Audiência – Sala destinada às audiências oficiais do Rei.

 

SONY DSC

12 - Oratório Norte - Capela privada para uso pessoal do Rei.

 

SONY DSC

13 - Torreão Norte – Aposentos privados do Rei, usados até à morte de D. Fernando de Saxe-Coburgo, marido da rainha D. Maria II, ficando depois reservados a hóspedes importantes. Cada torreão funcionava como um apartamento independente com as cozinhas na cave, as despensas e ucharias no piso térreo, os quartos dos Camaristas no 1º piso e os aposentos do Rei neste piso.

 

SONY DSC

14 - Antecâmara.

 

SONY DSC

15 - Quarto de sua Majestade – à esquerda “D.João VI” óleo sobre tela. 1824. José Inácio de Sam Payo. À direita “Sagrada Família” . Escola Italiana Óleo sobre tela. séc. XVIII.

 

SONY DSC

16 - Sala dos Archeiros ou da Guarda – por aqui se fazia a entrada para o Palácio, aqui permanecendo a Guarda Real quando Suas Majestades estavam em Mafra.

 

SONY DSC

17 - Sala D. João V.

 

SONY DSC

18 - Sala da Benção – daqui podia a Família Real assistir às cerimônias religiosas na Basilica e da sua varanda exterior, feita de um só bloco de pedra com 7 x 2,42m., D. João V dava a benção ao povo.

 

SONY DSC

19 - Vista da Basilica a partir da Sala de Benção.

 

SONY DSC

20 - Torreão Sul – Aposentos privados da Rainha. Durante a estadia de D. João VI em Mafra (1806), alguns dos espaços deste torreão foram divididos por tabiques de madeira “ricamente pintada”.  Com o fim da monarquia e transformação deste real edifício em museu, os tabiques e a respectiva decoração mural foram destruídos. Ficaram, no entanto, em arquivo registos fotográficos desses espaços.

 

SONY DSC

21 - Sala de Sua Majestade a Rainha.

 

SONY DSC

22 - Quarto de Sua Majestade – Quarto da Rainha, onde o rei D. Manuel II passou a última noite em Portugal, antes da sua partida para o exílio, quando da implantação da República a 5 de Outubro de 1910.

 

SONY DSC

23 - Toilette de Sua Majestade a Rainha – reconstituição da decoração mural existente no século XIX, segundo fotografias em arquivo..

 

SONY DSC

24 - Antecâmara – Sala de entrada para os aposentos da Rainha. Reconstituição da decoração mural existente no século XIX, segundo fotografias em arquivo.

 

SONY DSC

25 - Oratório Sul

 

SONY DSC

26 - Sala de Nápoles – A Ala Sul deste Paço foi a mais utilizada durante o séc. XIX, talvez por ser uma zona confortável e ensolarada, correspondendo não só a uma procura de mais conforto, como a uma alteração de mentalidades no que respeita à vida familiar e social das Família Real, que se torna mais instimista e “privada”. A Ala Norte passou apenas a ser usada por hóspedes importantes de visita a Mafra.

 

SONY DSC

27 - Sala D. Pedro V ou Sala de espera – Nesta ala ficavam, em finais do séc. XVIII, os aposentos da “Senhora Princeza” D. Maria Francisca Benedita, viúva do seu sobrinho D. José, filho primogénito de D. Maria I, estando as salas divididas de outra forma. A presente divisão e decoração reflete a vivência romântica do séc. XIX. 

 

SONY DSC

28 - Sala de Música ou Sala Amarela.

 

SONY DSC

29 - Piano de cauda inglês com respectivo banco. Joseph Kirkman, Londres, séc. XIX.

 

SONY DSC

30 - Piano de mesa. Fabrico francês Collard & Collard. séc. XVIII.

 

SONY DSC

31 - Sala de jogos.

 

SONY DSC

32 - Sala da caça – O Palácio de Mafra nunca foi residência habitual da Família Real, sendo no entanto frequentemente visitado ao longo do ano por períodos de tempo dedicados à caça de veados, gamos e outras espécies existentes na Tapada.

 

SONY DSC

33 - Salão Grande dos Frades – reconstituição da área conventual, que foi cedida ao Exército (hoje E.P.I.) desde finais do século XIX.

 

SONY DSC

34 - Biblioteca -  uma das mais importantes do século XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes

 

SONY DSC

35 - Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra – A primeira pedra da Basílica do Real Convento de Mafra foi colocada a 17 de Novembro de 1717 e a sagração realizou-se a 22 de Outubro de 1730 (dia do aniversário de D. João V), assistindo a esse ato a Família Real, a Corte, dignatários da Igreja e das principais Ordens Religiosas, o representante do Papa, Embaixadores, bem como a população da região. Projetada pelo alemão João Frederico Ludovici, que concebeu ao estilo barroco italiano, a igreja apresenta a forma de cruz latina e é construída em pedra lioz policroma da região de Pero Pinheiro e Sintra.

 

SONY DSC

36 – Interior da Basílica – Altar

 

 

SONY DSC

37 – Porta principal de entrada da Basílica.

 

SONY DSC

38 – Um dos seis orgãos históricos, único no mundo, mandados executar por D. João VI

 

SONY DSC

39 – Porta de entrada lateral da Basilica.

 

SONY DSC

40 – Interior da Basilica.

 

SONY DSC

41 - Interior da cúpula -  primeira cúpula octogonal construída em Portugal.

 

SONY DSC

42 – Vista lateral da Basílica.

 

SONY DSC

43 – Jardim interior do Palácio.

 

SONY DSC

44 – Vista a partir da avenida da Liberdade.

 

Também pode gostar de :

- Palácio Imperial Sento - Kyoto – Japão

- Palácio Imperial - Kyoto – Japão

- Palácio Nacional de Queluz - Portugal - parte 1

- Palácio Nacional de Queluz - Portugal - parte 2

- Palácio de Buçaco – Portugal

- Palácio Imperial - Tokyo - Japão

 

1 comentário:

Vera Regina Bastos disse...

Mais um bonito e interessante passeio por Portugal. Vale conhecer Mafra