* O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém.
Vista do Castelo ao alto, e a cidade de Ourém do lado esquerdo em baixo.
À esquerda antigo Edifício dos Paços do Concelho (séc. XIX). Á direita o novo Edifício.
Antigo Edifício dos Paços do Concelho.
Atual Edifício dos Paços do Concelho.
Homenagem aos Combatentes do Concelho de Ourém.
Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Igreja oitocentista com uma nave e capela-mor, sacristia e torre sineira.
Interior da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Praça do Município (Ao Povo de Ourém 800 anos de História).
Outra perspetiva da Praça do Município.
Castelo Medieval ao fundo e Terreiro de Santiago.
Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire.
Mais conhecido apenas por Pegadas da Serra de Aire foi criado em 1996.
Situa-se na Serra de Aire, perto de Fátima, nos municípios de Ourém e Torres Novas e é parte integrante do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área de cerca de 20 hectares.
O Aramossáurio - o cartão de visita do parque.
Jardim Jurássico - grande painel ilustrativo da evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico.
O Jardim Jurássico que tem o objetivo de mostrar aos visitantes plantas atuais de grupos botânicos característicos no Mesozóico, a "Era dos Dinossáurios", e o Aramossáurio.
No local onde hoje se encontram as pegadas de dinossáurio funcionava uma pedreira, a Pedreira do Galinha. (vista da Pedreira do Galinha, com 4 pessoas fazendo o percurso das pegadas).
Pedreira do Galinha – Em 4 de Julho de 1994, João Carvalho, da Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, descobriu as pegadas que viriam a transformar a pedreira no monumento actual. O Museu Nacional de História Natural. (a pedreira é enorme, as duas pessoas no percurso das pegadas parecem ser duas formiguinhas no centro da foto)
Os 20 trilhos existentes são os maiores e os mais antigos trilhos de saurópodes de que há conhecimento (175 milhões de anos) mas também, dos mais bem conservados, sendo compostos por mais de 1000 pegadas.
Para se formarem pegadas fósseis é necessário que um animal se desloque sobre o solo lamacento e para que fiquem preservadas tem de haver deposição de novos sedimentos. Estes, depois de acumulados e petrificados, ao longo de milhões de anos, dão origem a sequências de camadas de rochas sedimentares que podem atingir milhares de metros de espessura e que frequentemente guardam vestígios de organismos fósseis seus contemporâneos.
As camadas, originalmente formadas na horizontal, sofrem, frequentemente, a ação de forças próprias do interior da Terra que as dobram, fraturam e deslocam. Nascem, assim, relevos como os das serras de Aire e Candeeiros. Por essa razção, muitas vezes, as pistas de dinossáurios são encontradas em superfícies rochosas inclinadas.
Parqueamento das Pegadas da Serra de Aire.
Parqueamento das Pegadas da Serra de Aire com muitos dinossáurios estacionados.
1 comentário:
Wonderful photos
Enviar um comentário