andando por aí...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Portugal - Ourém (parte 2)

 

* O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém.

 

Ourem - vista da cidadeVista da cidade de Ourém.

 

Ourém - vista do castelo e cidade Vista do Castelo ao alto, e a cidade de Ourém do lado esquerdo em baixo.

 

Vila nova de Ourém Fonte na rotunda.

 

Ourem - camara municipal À esquerda antigo Edifício dos Paços do Concelho (séc. XIX). Á direita o novo Edifício.

 

ourem  - paços do concelhoAntigo Edifício dos Paços do Concelho.

 

ourem  - paços do concelho - novo edifício Atual Edifício dos Paços do Concelho.

 

Ourem - homenagem aos combatentes do concelho de ourem Homenagem aos Combatentes do Concelho de Ourém.

 

Ourem -  igreja de N.S.Piedade 1Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Igreja oitocentista com uma nave e capela-mor, sacristia e torre sineira.

 

Ourem - interior da igreja de N.S.Piedade Interior da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

 

ourem  - tribunal Tribunal Judicial de Ourém.

 

Ourém - Praça do Município Praça do Município (Ao Povo de Ourém 800 anos de História).

 

Ourém - Praça do Município 1Outra perspetiva da Praça do Município.

 

Ourém - Castelo - praça d. nuno álvares pereira Castelo Medieval ao fundo e Terreiro de Santiago.

 

Ourem - Castelo 1 Torreões.

 

ourem  - pegadas dinossauros 10Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire.

 

ourem  - pegadas dinossauros Mais conhecido apenas por Pegadas da Serra de Aire foi criado em 1996.

 

ourem  - pegadas dinossauros 1Situa-se na Serra de Aire, perto de Fátima, nos municípios  de Ourém e Torres Novas e é parte integrante do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área de cerca de 20 hectares.

 

ourem  - pegadas dinossauros 18O Aramossáurio - o cartão de visita do parque.

 

ourem  - pegadas dinossauros 3Jardim Jurássico - grande painel ilustrativo da evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico.

 

ourem  - pegadas dinossauros 4 O Jardim Jurássico que tem o objetivo de mostrar aos visitantes plantas atuais de grupos botânicos característicos no Mesozóico, a "Era dos Dinossáurios", e o Aramossáurio.

 

ourem  - pegadas dinossauros - pedreira 2 No local onde hoje se encontram as pegadas de dinossáurio funcionava uma pedreira, a Pedreira do Galinha. (vista da Pedreira do Galinha, com 4 pessoas fazendo o percurso das pegadas).

 

ourem  - pegadas dinossauros - pedreira Pedreira do Galinha – Em 4 de Julho de 1994, João Carvalho, da Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, descobriu as pegadas que viriam a transformar a pedreira no monumento actual. O Museu Nacional de História Natural. (a pedreira é enorme, as duas pessoas no percurso das pegadas parecem ser duas formiguinhas no centro da foto)

 

ourem  - pegadas dinossauros 15 Pegada de Saurópode.

 

ourem  - pegadas dinossauros 11Os 20 trilhos existentes são os maiores e os mais antigos trilhos de saurópodes de que há conhecimento (175 milhões de anos) mas também, dos mais bem conservados, sendo compostos por mais de 1000 pegadas.

 

ourem  - pegadas dinossauros 13 Para se formarem pegadas fósseis é necessário que um animal se desloque sobre o solo lamacento e para que fiquem preservadas tem de haver deposição de novos sedimentos. Estes, depois de acumulados e petrificados, ao longo de milhões de anos, dão origem a sequências de camadas de rochas sedimentares que podem atingir milhares de metros de espessura e que frequentemente guardam vestígios de organismos fósseis seus contemporâneos.

 

ourem  - pegadas dinossauros 12As camadas, originalmente formadas na horizontal, sofrem, frequentemente, a ação de forças próprias do interior da Terra que as dobram, fraturam e deslocam. Nascem, assim, relevos como os das serras de Aire e Candeeiros. Por essa razção, muitas vezes, as pistas de dinossáurios são encontradas em superfícies rochosas inclinadas.

 

ourem  - pegadas dinossauros estacionamento Parqueamento  das Pegadas da Serra de Aire.

ourem  - pegadas dinossauros - parqueamento 1 Parqueamento  das Pegadas da Serra de Aire com muitos dinossáurios estacionados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Wonderful photos