andando por aí...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Portugal – Museu Nacional do Azulejo - Lisboa

 

museu do azulejo - entrada do  museuO Museu Nacional do Azulejo está instalado na zona oriental de Lisboa, no antigo Convento da Madre de Deus, casa da Ordem de Santa Clara fundada em 1509.

 

museu do azulejo - claustroClaustro – foi construído a partir de cerca de 1551. Ao centro está a fonte em mármore ainda de feição gótica com seis atlantes que suportam a grande taça e que são percorridos por filacteras que estabelecem diálogos entre as figuras: Ajuda-me / O melhor que posso / E tu que não ajudas / Não posso mais / Muito pesado / Deus nos ajude.

 

museu do azulejo - igreja madre deus 1Igreja de Madre de Deus – construída na década de 1550 por ordem de D. João III e sua mulher D. Catarina de Áustria.

 

museu do azulejo - igreja madre deusSala do Capítulo.

 

museu do azulejo - presépio de madre de deusPresépio do Convento da Madre de Deus – provavelmente executado entre 1700 e 1730 e de autoria conjunta de Dionísio e Antônio Ferreira, integra a renovação decorativa do Convento ocorrida no reinado de D. João V.

 

museu do azulejo - sala do restauranteSala do Restaurante do Museu -  estão aplicados azulejos que pertenceram a uma cozinha de fumeiro da 2ª metade do século XIX.

 

museu do azulejo - toiletteFiguras na entrada do Toilette – Figuras de convite – Homem e Mulher – Lisboa, Fábrica de Cerâmica Constância, 1984. Doação do autor Luís Pinto Coelho, 1983.

 

museu do azulejo - azulejo com esfera armilarAzulejo com esfera armilar – a esfera armilar representa a divisa de D. Manuel I. Os azulejos com a esfera armilar e flor nos cantos como motivo de ligação resultaram de uma encomenda específica para o Palácio Real de Sintra (grandes obras de ampliação 1507 e 1520), não tendo sido aplicadas em nenhum outro lugar. Sevilha, oficina de Fernan Martinez Guijaro ou de Pedro de Herrera, c. 1508-1509. Corda seca com esmaltes policromos. Proveniente do Palácio da Vila, Sintra.

 

museu do azulejo - retabulo de N.S. da Vida 1Retábulo de Nossa Senhora da Vida – atribuído a Marçal de Matos, Lisboa, c 1580. Painel de azulejos Faiança sobre barro vermelho, constituído por 1498 azulejos. Proveniente da Capela de Nossa Senhora da Vida, Igreja de Santo André, Lisboa.

 

museu do azulejo - azulejos tipo padrão cameliasPainel de azulejos de padrão de Camélia – Lisboa, 1640 – 1650. Faiança policroma. Proveniente do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, Lisboa.

 

museu do azulejo - alegoria eucarísticaAlegoria Eucarística – Lisboa, c. 1660. Faiança em azul e amarelo sobre o branco. Proveniente do antigo Convento de Santa Ana, Lisboa.

 

museu do azulejo - escadaria de S. BentoSilhar Monumental de Escadaria – Lisboa, c. 1630, Faiança a amarelo, azul e manganês sobre branco. Proveniente do Convento de S. Bento da Saúde, Lisboa, atual Assembléia da República.

 

museu do azulejo - silhar monumental de escadariaCom cercadura de ferroneries e faixas a azul e está preenchido interiormente com uma composição de grotescos com desenho miúdo de ferroneries, sátiros, dragões, cães, quimeras, putti tocando instrumentos musicais, querubins e frutas, motivos de clara filiação maneirista que envolvem seis cartelas, cinco contendo o escudo de armas de cada uma das Ordens Militares, que seguiam a Regra de S. Bento, e uma sexta, central, com um leão segurando um báculo, símbolo da própria ordem beneditina.

 

museu do azulejo - são joão batista 1São João Baptista – Lisboa, 3º quartel do século XVII, Faiança policroma. Proveniente do Convento de Ara Coeli , Alcácer do Sal.

 

museu do azulejo - sala de caçaSala de caça – Conjunto de dois grandes painéis e quatro mais pequenos decorados com cenas de caça entre animais. Lisboa, c. 1660. Proveniente do antigo Palácio da Praia, Lisboa.

 

museu do azulejo - lição de dançaLição de Dança – representa uma lição de dança num terraço de jardim, cena do quotidiano da aristocracia europeia da época, e transpõe uma gravura, provavelmente dos irmãos Bonnart.  Autoria de Willem Van der Kloet. Holanda, 1707. Faiança a azul sobre branco.

 

museu do azulejo - jesus entre doutoresJesus entre os doutores -  Maria e José surpreendendo Jesus a argumentar com os doutores no templo. Lisboa, c. 1760. Faiança a azul sobre o branco. Proveniente do antigo Convento de Santo Antônio da convalescença, Lisboa.

 

museu do azulejo - alegoria marianaAlegoria Mariana – Lisboa, 1750 – 1775. Faiança policroma.

 

museu do azulejo - são joão batista 2São João Baptista – representa São João Baptista numa paisagem de campo com Cristo num plano recuado. Lisboa, Real Fábrica da Louça – 1807. Faiança policroma.

 

museu do azulejo - cena marítima e campestreCena Marítima e Campestre – Lisboa, 2º quartel do século XVIII.

 

museu do azulejo - espaldar de bancoEspaldar de Banco – este era um dos painéis que guarnecia o refeitório do Convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho de Refóios do Lima, em Ponte de Lima, decorando os espaldares de bancos corridos entre pilastras de pedra. Lisboa, Real Fábrica da Louça. c. 1805, faiança policroma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantásticas.
joao de miranda m.

Anónimo disse...

muito obrigado, é uma visita oa Museu de ajulejo