Castelo Mendo é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 23,26 km² de área e 87 habitantes (2011). Densidade: 3,7 hab/km². Wikipedia
Clique nas fotos para ampliar.
1 - Amanhecer a caminho de Castelo Mendo.
2 – Quase na entrada de Castelo Mendo um pequeno altar ao ar livre.
3 - Castelo Mendo ainda escondida pelo nevoeiro.
4 - A primeira impressão que tive de Castelo Mendo toda encoberta pelo nevoeiro, foi de estar presente num daqueles filmes de cidade fantasma…
5 – Cisterna.
6 - Chafariz d´El Rei – construído no tempo de D. Dinis, onde os feirantes e seus animais se refrescavam.
7 - Calvário de Cruzes.
8 – Calvário de Cruzes.
9 – Pombal renovado.
10 - Ao redor do exterior do Castelo.
11 – Banco para apreciar a paisagem…
12 – Bebedouro de animais.
13 – Capela do cemitério.
14 - A Aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude, um ponto de defesa estratégica, de acessibilidade reduzida, rodeada por uma paisagem agreste e recortada, e a leste e a sul pelo rio Côa.
Os vestígios de presença humana nesta região datam da Idade do Bronze e da época Romana, estando a Aldeia rodeada de muralhas reconstruídas no séc. XII, com seis portas medievais.
15 - Berrões ou Verracos (portas da Vila): originários dos indo-europeus Vetões, trata-se de duas esculturas zoomórficas em granito, para uso de culto. Consta que terão sido colocadas, uma de cada lado, à entrada da porta da vila, com uma missão: impedir a entrada dos animais, no castelo. Enquanto detinha o estatuto de vila, os animais eram obrigados a pernoitar fora do castelo. Depois que passou a freguesia, os verracos foram decaptados pela população, pois eles apavoravam os gados, que recusavam a entrar no castelo, especialmente à noite.
16 – Largo das Portas da Vila e Castelo.
17 – Porta da Vila (de fora para dentro).
18 – Porta da Vila (de dentro para fora).
19 – Entrada da Vila.
20 - Fontanário.
21 – Pelourinho.
22 - Largo do Chafariz. Fontanário de dupla face (séc. XIX)
Mendo Menda
23 – Mendo e Menda – sobranceira à porta de entrada do Museu, encontra-se esta gárgula esculpida. Olha em direção ao outro lado da rua, par a sua “amada” Menda, petrificada na parede do antigo Palheiro.
24 – Palheiro da Menda (a pedra encontra-se um pouco acima do balde branco, acima da viga de madeira).
25 – Domus Municipalis (séc. XVII): no piso térreo, funcionava a Cadeia. Foi adaptado para funcionar o Posto de Turismo e o Museu do Tempo e dos Sentidos. No piso superior, localizavam-se o Tribunal e a Casa da Câmara. No alto da parede Mendo.
26 - Muita sede…
27 – Igreja de São Vicente (séc. XIII) – conhecida como antiga Misericórdia, era frequentada por nobres. Terá sido feita na mesma altura da ampliação das muralhas. Mais tarde, foi acrescentada uma capela de Nossa Srª da Conceição no seu interior.
28 - Igreja Matriz – Igreja de São Pedro (séc.XIV) – inicialmente era uma pequena capela frequentada apenas pelo povo. Face ao aumento da população, D. Manuel decidiu mandar remodelá-la, tornando-se na Igreja Matriz, no século XIX. A fachada possui um portal de lintel reto e o símbolo do Apóstolo São Pedro realçado no tmpano encimado por uma janela.
29 - Torre sineira da Igreja Matriz.
30 - Rua da Porta do Castelo.
31 – Casa da Aldeia.
32 - Rua da Aldeia.
33 – Porta da Guarda.
34 – Casa da Aldeia.
35 – Paisagem ao redor da Aldeia.
36 – Paisagem da Aldeia.
37 - Porta do Castelinho e ao fundo Igreja de Santa Maria do Castelo.
38 – Ruinas da muralha ao redor da Porta do Castelinho.
39 – Porta do Castelinho.
40 – Porta do Castelinho.
41 - Igreja de Santa Maria do Castelo - Igreja românica, do século XIII.
42 - Igreja de Santa Maria do Castelo - Destaca-se uma grande escadaria, que curiosamente corre de norte para sul, dando entrada , com um arco de volta perfeita a um edifício a céu aberto e um arco ogival a separar a capela-mor do corpo da Igreja.
43 - Igreja de Santa Maria do Castelo.
44 - Igreja de Santa Maria do Castelo.
45 - Igreja de Santa Maria do Castelo - O pavimento é repleto de sepulturas com inscrições quase ilegíveis Notam-se as constantes restaurações que foram feitas nesta Igreja, na porta de entrada. (interior da igreja)
46 - Igreja de Santa Maria do Castelo - Consta que nesta Igreja esteve uma estátua de Nossa Srª das Dores "sentada, de mãos entrelaçadas e olhos para o céu ". Tinha também uma capela lateral, com um brasão ostentado em cima do arco. Agora dela apenas restam ruínas. (vista do altar para a porta de saída).
47 - Igreja de Santa Maria do Castelo – interior da igreja.
48 - Igreja de Santa Maria do Castelo – interior da igreja.
49 - Igreja de Santa Maria do Castelo – porta de entrada e saída da igreja (vista de dentro para fora)
50 – Paisagem ao redor da Igreja de Santa Maria do Castelo.
51 - Sepultura do Fidalgo (séc. XIX): D. Miguel Augusto Mendonça, fidalgo da Casa Real, comendador das Ordens de Avis e de Nª Srª da Conceição foi assassinado, pelos seus soldados a 12 de Setembro de 1840.
52 – Ruinas .
53 - A aldeia continua amuralhada, tal como estava quando o rei D. Sancho I a mandou erguer em princípios do século XIII.
54 – Casas da Aldeia.
55 – Vista da Aldeia de Castelo Mendo.
56 – Gato de Castelo Mendo.
Obrigada pela visita
Outras Aldeias Históricas de Portugal:
Sem comentários:
Enviar um comentário