Desejo à todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo de muitas realizações e saúde.
Obrigada pela visita ao blogue.
Clique nas fotos para ampliar.
Coimbra – Margem do Rio Mondego.
Outra perspectiva da árvore de Natal na margem do rio Mondego.
Coimbra – Largo da Portagem.
Coimbra - Rua Visconde da Luz.
Coimbra - Praça 8 de Maio.
Coimbra – Largo do Poço.
Cantanhede – Praça Marquês de Marialva
Cantanhede – Edifício dos Paços do Concelho – Praça Marquês de Marialva.
Cantanhede – Em frente à Igreja Matriz.
Cantanhede – em frente à Igreja Matriz.
Lisboa - Teatro Nacional Dona Maria II – Praça do Rossio – Baixa de Lisboa. Obra de Diogo Aguiar e Teresa Otto
Lisboa - Fonte Luminosa - Praça do Rossio – Baixa de Lisboa.
Lisboa – Praça do Rossio – Baixa de Lisboa. Na fotografia esses enfeites estão bonitos, mas a praça está muito escura, porque essas lâmpadas são fracas.
Lisboa - Estátua equestre de D. João I – Praça da Figueira – Baixa de Lisboa. Pedro Sottomayor recria uma constelação na Praça da Figueira.
Lisboa - Baixa de Lisboa. Constelação na Praça da Figueira de Pedro Sottomayor. Infelizmente essas estrelas estão na horizontal e de longe não dá para ver que são estrelas, parece uma simples iluminação, e somente pode ser admirado por quem voa .
Lisboa – Praça de Londres.
Lisboa – Na Praça de Londres está o enfeite que considero o mais bonito e mais tipicamente natalício de Lisboa.
Lisboa – Avenida da Liberdade.
Lisboa – Lateral da Rotunda do Marquês de Pombal.
“De autoria de Pedro Sousa e de Bárbara – rotunda do Marquês de Pombal, 250 sinais de trânsito, de várias dimensões e no interior palavras alusivas ao Natal e símbolos da quadra, como prendas, árvores, estrelas, flocos de neve e o Pai Natal."Plantação" de sinais. Pedro Sousa explica que uma das suas preocupações foi "fugir das típicas iluminações de Natal, que as empresas vão deslocando de sítio para sítio e que são pouco identificáveis com o local". Como este é também um sítio de Lisboa que nunca dorme, Pedro Sousa quis que a sua instalação pudesse ser vista a qualquer hora. Quem passar no Marquês de Pombal durante o dia verá os sinais por inteiro e quem lá passar à noite verá apenas os símbolos no seu interior, iluminados pelas luzes dos automóveis”.
Apesar de pouco entender de arte, eu prefiro as iluminações tradicionais, mesmo que elas permaneçam eternamente no mesmo lugar, e quando esses enfeites são colocados naquele mesmo lugar, as pessoas entrem em clima natalino, e nada disso que parece uma poluição visual.
Lisboa – Praça Luis de Camões – Bairro Alto.
Lisboa – Armazéns do Chiado.
Lisboa – Armazéns do Chiado.
Lisboa - Rua Augusta – ao fundo Arco Triunfal – Baixa de Lisboa. “ O atelier ADOC pegou no tradicional pinheiro de Natal e deu-lhe uma nova vida. Como explica Duarte Cardoso Ferreira, 28 peças de plástico rijo de cor encarnada, cada uma representando metade de um pinheiro, serão dispostas no quarteirão final da artéria, junto ao arco para o Terreiro do Paço. "Estamos a tentar trazer à iluminação de Natal um visual o mais virgem possível, esta instalação não pretende ser uma dissertação filosófica", diz o arquiteto, acreditando que cada pessoa fará desta obra uma interpretação diferente.”
Lisboa – Rua Augusta – Baixa de Lisboa. Este enfeite realmente mostra que Lisboa está em crise.
Lisboa - Banco Totta – Baixa de Lisboa.
Lisboa – BBVA – Avenida da Liberdade.
Lisboa – Restaurante Piazza di Mare – Margem do Rio Tejo.
Lisboa – Restaurante Piazza di Mare – Margem do Rio Tejo.
Lisboa – Palácio de Belém.
Lisboa – Docas.
Lisboa – Belém Bar Café.
Lisboa - Avenida Almirante Reis. Praça do Chile. “A proposta para a Praça do Chile, concebida por Catarina Pestana, com o atelier Dasein, intitula-se Está de Chuva! e, para além de assinalar o Natal, faz um apelo à reutilização de materiais. Dessa forma, a praça vai encher-se de chapéus-de-chuva iluminados, de várias cores. Catarina Pestana explica que a ideia foi também abordar o panorama actual, marcado pela crise, mas com uma leitura positiva. "Queríamos transformar um contexto mais depressivo numa coisa boa", conta a designer.”
Esse enfeite está diferente, mas assustador. Em vez de olharmos para ele e sentirmos algum clima natalício, alguma coisa boa, nos arrepia porque parece aqueles enfeites usados em filmes de terror.
Sem comentários:
Enviar um comentário