andando por aí...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Japão - Fushimi Inari Shrine – Kyoto

 

Fushimi Inari é o mais importante de vários milhares de santuários (“De acordo com uma pesquisa de 1985 pela Associação Nacional dos Santuários Xintoísmo, 32.000 santuários - mais de um terço dos santuários xintoístas no Japão - são dedicados a Inari”). Inari, o Deus Shinto do arroz. Kitsunes ou Raposas são adorados como mensageiros Inari, resultando em muitas estátuas pelo terreno do santuário. Fushimi Inari Shrine tem origens antigas, anteriores a mudança da capital de Kyoto em 794.

 

Clique nas fotos para ampliar.

SONY DSC

Fushimi Inari Shrine é um importante Santuário Xintoísta  no sul de  Kyoto. O Santuário estava em obras de restauro.

 

SONY DSC

Na entrada do santuário ergue-se o Portão Romon, que foi doado em 1589 pelo famoso líder  Toyotomi Hideyoshi. Atrás fica o edifício principal do santuário (Honden) e vários prédios auxiliares.

 

SONY DSC

Santuário Inari.

 

SONY DSC

Local para se purificar, antes de entrar no santuário.

 

SONY DSC

Kitsune (raposa) segurando uma chave em sua boca, no portão principal do santuário.

 

SONY DSC

Santuário Inari.

 

SONY DSC

Oferecimento de Milhares de   Origamis de Tsurus (garça feito de papel).  Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis de garça (Tsuru) de papel, teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

 

SONY DSC

Oferecimentos de placas com desejos.

 

SONY DSC

Oferecimento de cabeça de Kitsune (raposa),  feito em papel,  com pedidos.

 

SONY DSC

Oferecimentos de pequenos Toriis.

 

SONY DSC

Santuário Inari.

 

SONY DSC

Santuário Inari.

 

SONY DSC

O Santuário é famoso por seus milhares de Toriis  vermelhos , que fazem os  caminhos para seus principais edifícios.

 

SONY DSC

Os caminhos ou trilhas  levam para dentro da floresta arborizada do sagrado Monte Inari, que fica a 233 metros e pertence ao santuário.

 

SONY DSC

Os portões Torii ao longo da trilha inteira são doações de particulares e empresas, e você vai encontrar o nome do doador e a data da doação inscrita na parte de trás de cada porta. O custo começa em torno de ¥ 400.000 por um Torii de pequeno porte e aumenta para mais de um milhão de ienes para um grande portão.

 

SONY DSC

A entrada para a pista de caminhada dos Toriis,  começa com duas densas, linhas paralelas de portas chamadas Senbon Torii ("milhares Torii").

 

SONY DSC

Trilha de Toriis por entre o Monte Inari. Estamos vendo a parte trasseira do Torii, onde está escrito o nome do doador e data.

 

SONY DSC

Essa é a parte da frente do Torii. É uma sensação única caminhar por um longo tempo olhando somente o vermelhão das portas. Se passar por um Torii espanta os maus espíritos, esses espíritos maus devem estar fugindo de mim até hoje. Sorriso

 

SONY DSC

Mais oferecimentos de Toriis.

 

SONY DSC

Entre uma trilha e outra de Toriis, aparecem um clarão com santuários. Temos que caminhar muito para chegarmos ao topo do monte Inari, são muitos degraus de escadaria. Como eu fui no dia que cheguei no Japão, fiquei muito cansada.

 

SONY DSC

Um pequeno santuário com um casal de raposas, no monte Inari.

 

SONY DSC

Outro Santuário no Monte Inari.

 

SONY DSC

Mais trilha de Toriis. A  caminhada até o cume da montanha e volta, leva cerca de 2-3 horas, no entanto, os visitantes são livres para andar tão longe quanto eles desejam antes de voltar.

 

SONY DSC

Outro santuário Inari na montanha.

 

SONY DSC

Vista de Kyoto a partir do cruzamento Yotsutsuji aproximadamente a meio da montanha, onde algumas belas vistas sobre Kyoto podem ser apreciadas, e a trilha se divide em uma rota circular até o cume.

 

SONY DSC

Lago do Monte Inari.

 

SONY DSC

Kitsune ou raposas são considerados como os mensageiros e são freqüentemente encontrados em santuários Inari. Um atributo é uma chave (para o celeiro de arroz) em suas bocas.

 

SONY DSC

Mais estátuas de raposas, sempre um casal, segurando alguma coisa na boca ou na pata anterior

 

SONY DSC

Santuário Inari.

 

SONY DSC

Santuário Inari.
 

SONY DSC

Estação de Comboios de Fushimi.

 

SONY DSC

Interior da Estação de Comboios de Kyoto.

 

SONY DSC

Interior da Estação de Comboios de Kyoto.

 

SONY DSC

Loja de alimentos no interior da estação de Kyoto.

Sem comentários: