andando por aí...

domingo, 4 de setembro de 2011

Portugal - … andando pela margem do Tejo

 

O Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha - onde é conhecido como Tajo - a 1 593 m de altitude na Serra de Albarracin, e desagua no Oceano Atlântico, banhando Lisboa, após um percurso de cerca de 1 007 km. A sua bacia hidrográfica é de 80 600 km² (55 750 km² em Espanha e 24 850 km² em Portugal), sendo a segunda mais importante da Península Ibérica depois da do rio Ebro.

(Clique nas fotos para ampliar)

SONY DSC                       Rio Tejo.

 

SONY DSC                       Vista do Parque das Nações. O Parque das Nações é a designação atual da antiga Zona de Intervenção da Expo, local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998.

 

SONY DSC                       Rossio dos Olivais - Este é o centro do Parque das Nações, com uma notável cortina de choupos e um fantástico espelho de água que nos guia do ambiente urbano até ao Rio.

 

SONY DSC                       Cais Português. Ao fundo Torre de São Gabriel/Rafael - Cada torre tem 110 metros de altura. A sua arquitetura é inspirada na simplicidade e elegância da proa de um barco. Viradas para o rio, sugerem-nos também duas velas no horizonte. À noite, iluminam-se no topo.

 

SONY DSC                       Pavilhão de Portugal - O edifício da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira é reconhecido pela sua ampla praça coberta por uma imponente pala de betão. Esta pala é baseada na ideia de uma folha de papel pousada em dois tijolos.

 

SONY DSC                       Teleférico - Permite desfrutar de uma deslumbrante vista sobre o Parque e o rio Tejo de um ângulo completamente diferente... do alto, ao longo de mais de 1000 metros.

 

SONY DSC                       Ao fundo Marina Parque das Nações. Que é uma porta aberta para o estuário do Tejo, de rara beleza. Recebe embarcações até aos 25m e cruzeiros ou mega iates até 230m. É um importante pólo de turismo náutico no Parque e na cidade de Lisboa

 

SONY DSC                       Ao fundo, Ponte Vasco da Gama. Inaugurada no dia 4 de Abril de 1998, a Ponte Vasco da Gama, cujo nome é uma homenagem a Vasco da Gama (no ano em que se comemorou os 500 anos da sua chegada à Índia), é a maior da Europa e a quarta mais extensa do mundo. Tem 17,2 km de comprimento (dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo) e 150 metros de altura, sendo também uma das mais altas construções de Portugal. Foi construída de modo a suportar um terramoto quatro vezes maior do que o de 1755, que devastou Lisboa.

 

SONY DSC                       Passeio das Tágides

 

SONY DSC                       Passeio de Neptuno. 

 

SONY DSC                       A direita Marina Parque das Nações.

 

SONY DSC                       Ao fundo a esquerda, Torre Vasco da Gama

 

SONY DSC                       Oceanário . Planeado com o objectivo de chamar a atenção para a grave ameaça que paira sobre a saúde dos oceanos - a poluição - este aquário gigante foi concebido e desenhado pelo arquitecto americano Peter Chermayeff.

 

SONY DSC                       Esplanada D. Carlos I - Este é um ponto de encontro, um local para se estar, enquanto se aprecia a magnifica e variada flora aqui presente, uma surpresa a cada olhar.

 

SONY DSC                       Jardim d’ Água.

 

SONY DSC                       Cachoeira ao lado do  "Edifício do Mar" (edifício do Oceanário).

 

SONY DSC                       Jardins d´Agua - Estes jardins têm uma identidade comum proveniente do seu traçado conjunto e das obras da artista plástica Fernanda Fragateiro e ilustram a multiplicidade de actividades ligadas à água que, desde a antiguidade até aos nossos dias, o Homem criou, desenvolveu e aperfeiçoou, um pouco por todo o Mundo.

 

SONY DSC                       Jardins d´Agua – é possível acompanhar ao vivo um curso de água, da nascente ao estuário - percorrendo os meandros de uma bacia hidrográfica que inclui um lago artificial e conhecer de perto as mais diversas actividades, desportos, máquinas e engenhos relevantes no meio aquático.

 

SONY DSC                       Adalgisa Duarte – Nome da peça.

 

SONY DSC                       Alameda dos Oceanos. É uma grande Alameda de mais de 2km com um sistema de jogos de água (vulcões) e um conjunto apreciável de arte publica - reforçando a componente temática de que os Oceanos foram um meio de múltiplas trocas botânicas operadas pelos portugueses ao longo de séculos.

 

SONY DSC                       Entrada ao nível da rua, lado Poente  A Gare do Oriente, também conhecida como Gare Intermodal de Lisboa (GIL) ou Estação Ferroviária de Lisboa - Oriente, é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes em Lisboa, em Portugal  Projectada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ficou concluída em 1998 para servir a Expo’ 98, e, posteriormente, o Parque das Nações.

 

SONY DSC                       Gare do Oriente.

 

SONY DSC                       A imagem de marca da Estação do Oriente é sem dúvida a cobertura de vidro da estação no último nível.

 

SONY DSC                       Vista da plataforma ferroviaria da estação

 

SONY DSC                       A travessia do Tejo é quase tão antiga como o próprio rio. Assim dito poderá parecer exagero, mas, de facto, perde-se na memória do tempo a origem do transporte de pessoas e bens por via fluvial ente as margens do Tejo. Os primeiros registos de que há notícia, quanto a este assunto, reportam um encontro entre as autoridades de Almada e Lisboa, em 1284, em pleno século XIII, portanto, para "discussão dos preços da travessia do Tejo a cobrar a homens, bestas e cestos".

 

SONY DSC                       A Ponte 25 de Abril (primitivamente conhecida como Ponte Salazar, mas com a designação oficial de Ponte sobre o Tejo) é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.

 

ponte 25 de abril.2Ponte 25 de Abril - a ponte sobre o Tejo foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada.

 

SONY DSC                       Na margem do Tejo, aparelhos para ginástica.

 

SONY DSC                       Venda de piscina na Doca de Santo Amaro?…. Não… é uma obra de Joana Vasconcelos, artista sediada em Lisboa. Tem a forma de um mapa de Portugal mas é uma piscina.

 

SONY DSC                       Docas de Santo Amaro e Ponte 25 de Abril.

 

SONY DSC                       Na margem do Tejo o Torre de Belém e ao fundo Ponte 25 de Abril.

 

SONY DSC                       Torre de Belém e ao fundo o Cristo Rei de Almada.

2 comentários:

Lili disse...

Lindas fotos de Lisboa, Parabéns!

Lili disse...

Lindas fotos de Lisboa, Parabéns pela Arte!