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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Portugal – … andando pelas praias de Lisboa…

 

(Clique nas fotos para ampliar)

SONY DSC                       Comboio da linha de Cascais em frente ao Palácio  Palmela e piscina Alberto Romano, em Estoril – Cascais.

 

SONY DSC                       A Piscina  Alberto Romano é uma piscina oceânica  de pequenas dimensões no paredão de Cascais, aproveitando a curva que torneia o Palácio Palmela, à entrada da vila, frente ao antigo Hotel Estoril-Sol.

 

SONY DSC                       Piscina Alberto Romano. Recebeu o nome de um antigo presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa - o nome da praia advém do facto de que ela era frequentada pelos Duques de Palmela, quando Cascais era o destino à beira mar preferido do Rei, junto com ele seguia sempre uma comitiva da Corte e da Aristocracia. A Realeza Portuguesa e muitos dos seus exilados monárquicos após a instauração da República viveram em Cascais até aos nossos dias.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa – Cascais.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa – Cascais.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa – Cascais.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa – Cascais.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa – Cascais.

 

SONY DSC                       Praia da Duquesa – ao fundo Palácio Duque de Palmela – Cascais.

 

SONY DSC                       Palácio Duque de Palmela – Cascais.

 

SONY DSC                       Curva que une a Praia da Duquesa à Piscina Alberto Romano.

 

SONY DSC                       Ao fundo Capela de Nossa Senhora da Conceição – Cascais.

 

SONY DSC                       Praia da Conceição - A praia da Conceição, localiza-se entre o chalé Faial, antigo Edifício do tribunal da Comarca de Cascais, e a Capela da nossa Senhora da Conceição (de onde foi retirado o nome da mesma), junto a praia da Duquesa, é acessível pelo Paredão através de uma rampa com escadas.

 

SONY DSC                       Praia da Conceição.

 

SONY DSC                       Praia da Conceição.

 

SONY DSC                       Praias da Conceição e Tamariz.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz - Localizada em frente ao jardim do Casino Estoril, por trás da estação de comboios do Estoril e do posto de Turismo. praia do Tamariz ( com 190 metros de largura) , é facilmente acessível por comboio por carro ou por bons acessos pedestres.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz – piscina oceânica.

 

SONY DSC                       Praia de Tamariz.

 

SONY DSC                       Praia da Poça - pequena praia (com 160 metros) está localizada em S João do Estoril pode ser acedida pela praia do Tamariz vindo do paredão a oeste, e pela praia da Azarujinha a este, há ainda um túnel pedestre que passa por baixo da marginal e da linha de comboio que liga a praia ao vale de Santa Rita .

 

SONY DSC                       Praia de Carcavelos - Perto do imponente Forte de São Julião da Barra, e com 1350 metros de linha de costa. Esta praia é a preferida por praticantes de Surf e de Skimming, durante o ano inteiro.

 

SONY DSC                       Praia de Carcavelos .

 

Alguns dos Painéis  de Azulejos de autoria de Nadir Afonso, localizados no túnel de acesso à Piscina Alberto Romano pelo Parque Palmela.

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Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920.
Diplomou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Em 1946, estuda pintura na École des Beaux-Arts em Paris, e obtém por intermédio de Portinari uma bolsa de estudo do governo francês e até 1948 e em 1951 colaborador do arquiteto Le Corbusier e serviu-se algum tempo do atelier Fernand Léger.
De 1952 a 1954, trabalha no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer.
Nesse ano, regressa a Paris, retoma contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina “Espacillimité”.
Na vanguarda da arte mundial expõe em 1958 no Salon des Réalités Nouvelles “espacillimités” animado de movimento.
Em 1965, Nadir Afonso abandona definitivamente a arquitetura; consciente da sua inadaptação social, refugia-se pouco a pouco num grande isolamento e acentua o rumo da sua vida exclusivamente dedicado à criação da sua obra.

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