“O Jardim Botânico da Ajuda localiza-se na freguesia de Santa Maria de Belém, na cidade de Lisboa. É o Jardim Botânico mais antigo de Portugal. A sua história remonta a 1755, depois do Terramoto de Lisboa, em que o rei D. José I transferiu a sua corte, dos arredores da capital, para a Ajuda. Este local foi escolhido por esta zona não ter sido afetada aquando Terramoto”. Wikipedia
Clique nas fotos para ampliar
1 - “Foi fundado em 1768, tendo sido projetado por um botânico italiano, Domingos Vandelli, vindo de Pádua e chamado pelo rei D. José para ensinar os seus príncipes. Apesar de Lisboa ter sido lugar de muitos hortos que albergaram as coleções de plantas vindas de África, Ásia e América, o JBA é o primeiro Jardim Botânico de Portugal desenhado com o fim de manter, estudar e colecionar o máximo de espécies do mundo vegetal. Chegou a ter 5000 espécies dispostas segundo o sistema sexual proposto por Lineu, mestre de Vandelli..” I.S.A.(Instituto Superior de Agronomia)
2 – “Possui uma área de 3,5 ha, divididos por dois tabuleiros com um desnível de 6,8 m entre eles. A arquitetura do Jardim segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos. No entanto, os ornamentos existentes no jardim têm influências marcadamente barrocas (nomeadamente a fonte central e as escadarias (laterais e central). O jardim tem dois tipos de uso: no tabuleiro superior a coleção botânica e no tabuleiro inferior o jardim de passeio ornamental com buxo e traçado conforme as regras do jardim de recreio. Existe ainda, «o jardim dos aromas» com plantas aromáticas e medicinais, desenhado para invisuais e o arborinho”. I.S.A.
3 – Jardim de passeio – ao fundo escadaria central.
4 – Escadaria central.
5 – Jardim de passeio com escadaria central.
6 - Fonte das 40 bicas - situada no centro do tabuleiro inferior do jardim, datada do século XVIII com serpentes, peixes alados, cavalos-marinhos, e figuras míticas;
7 – Fonte das 40 bicas.
8 – Dragoeiro - Dracaena draco - a árvore mais antiga do jardim, com cerca de 400 anos, originária da Madeira.
9 – Jardim Botânico d’Ajuda.
10 – Pata – de – elefante (Nolina recurvata Hemsl.) originária do México.
11 – Loja - Boutique Garden.
12 - Ao fundo Palácio da Ajuda.
13 – Ponte 25 de Abril e rio Tejo visto do terraço superior do jardim.
14 – Desse terraço do jardim superior, temos uma vista magnífica do jardim de recreio tendo como fundo a cidade de Lisboa com o rio Tejo, a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei.
15 – Os pavões caminham livremente pelo jardim juntamente com os visitantes.
16 – Laguinho na entrada do Jardim Botânico.
17 – Local onde se compra as entradas para o Jardim Botânico.
18 – Algumas flores encontradas no Jardim Botânico d’Ajuda.
Sem comentários:
Enviar um comentário