“A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi considerada uma das 14 mais belas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure, que destaca os painéis de azulejos de Jorge Colaço.” Fugas Notícias
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1 – “A Estação Ferroviária de São Bento, igualmente denominada de Estação de Porto-São Bento, e originalmente como Estação Central do Porto, é uma interface de caminhos de ferro, que serve a cidade do Porto, em Portugal; embora tenha entrado ao serviço no dia 7 de Novembro de 1896, só em 5 de Outubro de 1916 é que se deu a inauguração oficial.” Wikipedia
2 – “Está situada na Praça de Almeida Garret , na cidade do Porto, tendo o edifício da Estação, de influência francesa, sido delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva.” Wikipedia
3 – Interior da estação – plataforma de embarque.
4 – Inaugurada em 1915, é destacada pelos 20 mil esplêndidos azulejos criados por Jorge Colaço e produzidos pela Fábrica Cerâmica Lusitana, um trabalho que, segundo a Travel+Leisure, fará qualquer visitante "suspirar". Fugas Notícias
Painéis de Azulejos
“A Estação é célebre pelos seus painéis de azulejos, de temática histórica. Cobrindo uma superfície de cerca de 551 metros quadrados, representam, principalmente, cenas passadas no Norte do país, estando retratados, entre outras cenas, o Torneio de Arcos de Valdevez, a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Red Afonso VII de Leão e Castela, no Século XII, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto, em 1387, e a Conquista de Ceuta, em 1415; um friso colorido, no átrio, dedica-se à história dos transportes em Portugal, concluindo com a inauguração dos caminhos de ferro. Foram instalados entre 1905 e 1906 pelo artista Jorge Colaço, que, nessa altura, se afirmava como o mais popular azulejador em Portugal”. Wikipedia
5 – Interior da estação.
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25 – Relógio de parede da estação.
26 – Numa das paredes da estação:
Homenagem aos obreiros da Estação do Porto no 75º Aniversário da chegada do 1º Comboio.
Da esquerda para direita: Arquitecto Marques da Silva – autor do projecto do edifício.
Engenheiro Hippolyte de Barreé – projectou e construiu o túnel.
Pintor Jorge Colaço – autor dos painéis de azulejo.
27 – Numa das paredes da estação: Homenagem dos Ferro-viários do Minho e Douro, aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
1500 - 1922
À POSTERIDADE
No ano de 1922, os ilustres portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, levantaram-se em Lisboa, num Hidro-avião, em demanda das praias do Brasil, aonde chegaram no voo mais scientífico e glorioso que honra o genero humano.
I
Como os nossos passados navegantes,
Que praticaram feitos singulares,
Mostrando ao mundo em rotas triunfantes,
A imensidão incógnita dos mares,
Assim estes dois génios rutilantes,
Pelo seio vastíssimo dos ares,
Rasgaram uma nova claridade.
Aos anseios de toda a humanidade.
II
A nossa alma, na sua trajectória
Para o supremo bem, para a beleza,
Tem desferido um canto de vitória
Nas amplidões de toda a natureza!
Em frente ao apogeu da nossa glória
Veja o mundo que a raça portugueza
Levanta sempre o génio criador
Para a luz, para a vida e para o amor.
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