andando por aí...

domingo, 6 de maio de 2012

Portugal – Pinhel

O nome "Pinhel" deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona.

SONY DSC

“Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região centro e sub-região da Beira Interior Norte, com aproximadamente 3.518 habitantes. Também conhecida por Cidade Falcão, é sede de um município com 484,5 km² de área e 9 627 habitantes (2011), subdividido em 27 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.” Wikipedia

 

SONY DSC

1 - Largo dos Combatentes da Grande Guerra - a direita o Paço Episcopal - A sua construção data do período de 1783 a 1797. O edifício pombalino possui características da arquitetura barroca, de uma forma  classicista, em planta quadrangular rectangular.

 

SONY DSC

2 -  Largo dos Combatentes da Grande Guerra.

 

SONY DSC

3 - Largo dos Combatentes da Grande Guerra

 

SONY DSC

4 - Convento de Santo António / Convento dos Frades em Pinhel -  Imponente monumento religioso, pertencente ao convento masculino da Ordem de São Francisco (via dos capuchos). É composto por nave, capela-mor e torre sineira.

 

SONY DSC

5 - Largo do Paço Episcopal -  No centro, chafariz com pia em forma de vaso, em granito, e 2 torneiras.

 

SONY DSC

6 - Palácio da Justiça.

.

SONY DSC

7 -  Mercado Municipal.

 

SONY DSC

8 - Edifício dos Bombeiros.

 

SONY DSC

9 - Rua de Pinhel.

 

SONY DSC

10 -  Edifício do IEFP – Centro de emprego.

 

SONY DSC

11 - Hospital e Capela da Misericórdia (em remodelação) - Monumento religioso de caráter assistencial, com características chãs, composto por dois pisos e capela anexa. Ainda pode ver-se o janelão panorâmico e varanda com alpendre.

 

SONY DSC

12 - Praça Sacadura Cabral.

 

SONY DSC

13 - Praça Sacadura Cabral – Pelourinho e no fundo Casa Grande (A sua construção remonta ao princípio do  séc. XVIII. Foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 1982.)

 

Glória Ishizaka - Pinhel - 10

14 - Praça Sacadura Cabral  -

 

SONY DSC

15 - Praça Sacadura CabralPelourinho: representa a autonomia judicial do concelho, sendo classificado como Monumento Nacional pelo  IGESPAR desde 1910. Este monumento foi edificado no séc. XVI, sendo de arquitetura civil, estilo manuelino e um "pelourinho de gaiola". Sendo um dos mais importantes símbolos da cidade de Pinhel, este monumento é constituído por cinco degraus octogonais (estando o primeiro semi-enterrado), uma coluna octogonal de base quadrada (devido a curvas no início da mesma), e o capitel, de base circular, seguido por um remate em gaiola através de oito colunelos de base anelar (decorados com motivos vegetalistas estilizados), terminados em cone invertido, sendo o topo do pelourinho composto por um chapéu em forma de cone. Como curiosidade o fato deste ter sofrido uma inclinação nos anos 40 do séc. XX, tendo sido fixados ferros nas pedras dos degraus do mesmo nível, com o objectivo de garantir a sua estabilidade.

 

SONY DSC

16 -  Largo D. Cristóvão de Almeida Soares:  a direita  Igreja de São Luís . A fundação da Igreja e Convento de São Luís remonta ao ano de 1596. É uma igreja ecléctica de planta longitudinal, sendo constituído por elementos seiscentistas (portal e nave única), por elementos oitocentistas (portal em arco, torre sineira e as janelas em arco) e por elementos atuais, como o coro-alto.

 

SONY DSC

17 -  Largo D. Cristóvão de Almeida Soares:  Igreja da Misericórdia contígua a Igreja de São Luis.  Construída no séc. XVI, já que a data de 1537 encontra-se gravada no altar da capela lateral. Na mesma altura é fundada a Santa Casa da Misericórdia de Pinhel. A Igreja, de arquitetura religiosa manuelina, é constituída por uma nave única com tribunas laterais simétricas e capela-mor, e um janelão setecentista na fachada.

 

 

SONY DSC

18 -  Fonte.

 

SONY DSC

19 - Rua que sobe para o Castelo.

 

SONY DSC

20 - À esquerda Museu e ao fundo à direita Torre  do relógio.

 

SONY DSC

21 - Torre do relógio quadrangular, com quatro fachadas de dois andares. O acesso ao relógio que possui na fachada e aos sinos é feito por uma escadaria.

 

SONY DSC

22 - Torre do Relógio.

 

SONY DSC

23 -  Porta do Castelo.

 

SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC

24 - Portas do Castelo.

 

SONY DSC

25 - Arco na Rua dos Tiros.

 

Glória Ishizaka - Pinhel - 22

26 - Rua da Vila.

 

SONY DSC

27 - Rua ao redor do Castelo.

 

SONY DSC

28 - Ao redor do Castelo.

 

SONY DSC

29 - Rua da Vila.

 

SONY DSC

30 - Igreja de Santa Maria do Castelo - Dotada do seu estilo gótico, a sua construção remonta ao séc. XIV. Esta igreja alberga a imagem das Santas Mães, datada do séc. XV, da autoria de Diogo Pires, o Velho, sendo instalada nesta no séc. XVI. A igreja possui também catorze quadros setecentistas e uma escultura notável.

 

SONY DSC

31 - Torre sineira da Igreja Santa Maria do Castelo.

 

SONY DSC

32 - Castelo - Fortificação da raia beirã com o reino de Leão em tempos medievais, ergue-se em posição dominante na  serra da Marofa, à margem esquerda do rio Côa. O Castelo  juntamente com o Pelourinho, são os "ex-libris", os símbolos da Cidade-Falcão.

 

SONY DSC

33 - Torre a Leste,  a mais elevada, é a Torre de Menagem,  obra de D. Dinis, reformada por D. Manuel I. Apresenta gárgulas salientes, balcões sustentados por mísulas, com sistema de matacães, portas em arco quebrado, seteiras cruciformes, merlões retangulares.

 

SONY DSC

34 -  Torre, a Oeste, de planta quadrada, foi utilizada, no passado, como prisão, conservando uma janela ogival dessa época.

 

SONY DSC

35 - Cafetaria ao lado da Torre Oeste.

 

SONY DSC

36 -  O Castelo foi erguido na cota de 600 metros acima do nível do mar,  apresenta planta no formato oval, com a muralha envolvendo a colina e o centro histórico. Esta muralha, em aparelho de granito, era reforçada originalmente por seis torres de planta quadrada (das quais restam apenas duas)

 

SONY DSC

37 -  Torre de Menagem – do lado direito  janela geminada, ostenta decoração naturalista em verga manuelina.

 

SONY DSC

38 - Torre Oeste.

 

SONY DSC

39 - Vista a partir da Torre.

 

SONY DSC

40 - Paisagem ao redor do Castelo.

 

SONY DSC

41 - Paisagem ao redor do Castelo.

 

SONY DSC

42 - Paisagem ao redor do Castelo.

 

SONY DSC

43 - Cidade vista da Torre do Castelo.

 

SONY DSC

44 - Cidade vista da Torre do Castelo.

 

SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC                       SONY DSC

45 – Brasões

 

SONY DSC

46 – Gato de Pinhel.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Sou pinhelense e adoro a minha cidade/concelho. Numa visita à blogoesfera deparei com o seu blog e, consequentemente, com a sua publicação sobre uma visita a Pinhel.
Muitos parabéns pelas fotografias, estão todas fantásticas!
Volte a Pinhel sempre que quiser ;)
Cumprimentos,
Ana Pinto