andando por aí...

domingo, 21 de agosto de 2011

Japão - Kyoto - Katsura Rikyu Imperial Villa ou Vila Imperial Katsura

 (Clique nas fotos para aumentar)

Construída no início e meados do século XVII por Toshihito Shinno e Shinno Toshitada, a primeira e segunda gerações da família Hachijo-no-Miya, a Vila Imperial  Katsura é considerada o mais belo jardim japonês.

 

SONY DSC                       A Vila Imperial  Katsura ou Palácio Separado de Katsura, é uma vila com jardins e anexos associados nos subúrbios do oeste de Kyoto, separado do Palácio Imperial de Kyoto. É um dos tesouros culturais mais importantes do Japão. Os jardins são obras-primas da jardinagem japonesa e as construções os maiores empreendimentos da arquitetura japonesa. O palácio possui um shoin, uma casa de chá e jardins para passeios.

 

SONY DSC                       A Vila Imperial Katsura é cercada pelo lado da estrada por cerca viva de bambú, e pelo lado do estacionamento por cerca de bambú seco.

 

SONY DSC                       Uma verdadeira obra de arte, a cerca feita por bambús de várias espessuras e atadas por fios. Essa cerca é a "Katsura Rikyu Gaki", ou “ A cerca da Vila Imperial Katsura”.

 

SONY DSC                       O portão principal da entrada da Vila Imperial Katsura também é feito de bambús.

 

SONY DSC                       Essa velha árvore coberta por musgos, toda oca, encontra-se na frente do portão de entrada para visitação. Amparada por um cavalete, ela consegue sobreviver lindamente, graças ao cuidado e carinho recebido.

 

SONY DSC                       Portão de entrada da Vila Imperial Katsura. A vila  tem uma área total de 69.000 m2.

 

SONY DSC                       Assim que atravessamos o portão encontramos um corredor formado por cercas vivas de cameleiras e no fundo um pinheiro “Sumiyoshi” , não é o pinheiro “Matsu”, obstruindo a visão do jardim, criando maior expectativa para conhecê-lo

 

SONY DSC                       Miyukimon -  O portão Miyuki era  usado exclusivamente por membros da família imperial e seus convidados. Este portão foi construído por ocasião da visita do ex imperador  Gomizuno, em meados do século XVII. O portão foi derrubado mais tarde, mas foi restaurado durante o tempo do Príncipe Yakahito. O telhado de duas águas de palha é suportado por pilares de troncos de árvores naturais com casca. Esse portão dá uma sensação de silêncio e simplicidade que são características da Vila Imperial Katsura.

 

SONY DSC                       Miyukimichi - Estrada, caminho Miyuki.

 

SONY DSC                       Sotokoshikake -  localizado perto da casa de chá Shokintei, é um pequeno edifício onde os hóspedes podem esperar até que o anfitrião tenha terminado o preparo do chá. Tem um grande telhado suportado por pilares de tronco de árvore com a casca  e tem um banheiro em um dos cantos.

 

SONY DSC                       “Sotetsuyamá” – localizado em frente ao Sotokoshikake.

 

SONY DSC                       Suhama – Uma ponte de pedra formada por inúmeras pedras planas adentrando no lago, simboliza Amanohashidate (que é conhecido como um dos três melhores pontos de interesse turístico do Japão) Há uma lanterna de pedra na ponta, e a intenção é criar uma imagem do mar, com a lanterna representando um farol.

 

SONY DSC                       Outra perspectiva do Suhama.

 

 

SONY DSC                       Shokintei - Casa de Chá da mais alta categoria,  com telhado de colmo. No interior as portas  são de correr, é uma autêntica casa de chá onde  é usado o Sanjodaime (um tipo de tatami  especial para a sala de chá) e tem 8 janelas para apreciar o jardim, tomando chá. O Shokin-Tei parece ser diferente,  dependendo de onde você olha, Oeste, Norte ou Leste.

 

SONY DSC                       Interior do Shokintei. Podemos apreciar o Sanjodaime (um tipo de tatami utilizado para a sala de chá)

 

SONY DSC                       Interior do Shokintei.

 

SONY DSC                       Outra perspectiva do Shokintei.

 

SONY DSC                       Onrindo -  Este edifício está localizado na base da colina em que o Shokatei se encontra, e era o memorial da família Katsura. Atualmente o edifício está desativado.

 

SONY DSC                       Outra perspectiva do Onrindo.

 

SONY DSC                       Candeeiro de pedra coberto por musgos. Todos os candeeiros do jardim são únicos.

 

SONY DSC                       Vista do Lago e jardim.

 

SONY DSC                       O nome dessa ponte é Dobashi.

 

SONY DSC                       Vista do Jardim, lago e Dobashi (ponte)

 

SONY DSC                       Shoiken - Shoiken é uma casa de chá.  Na sala há  uma passagem estreita de madeira ao longo do edifício. virada para o jardim. Há seis janelas redondas alinhados horizontalmente acima da altura da cabeça.  O interior é separado por portas de correr.

 

SONY DSC                       Vista do jardim e da lagoa a partir do  Pavilhão Geppa-ro.

 

SONY DSC                       Candeeiro de pedra triangular.

 

SONY DSC                       Shoin (Casa principal).  O  Shoin,  é composto por Koshoin, Chushoin, Gakkinoma e Shingoten,  construídas uma ao lado da outra, no longo eixo leste-oeste. O Koshoin tem um Tsukimidai,  uma varanda para apreciar a Lua, em frente  da lagoa. Chushoin tem três quartos e Gakkinoma locali onde foram armazenados os instrumentos musicais. O Shingoten foi adicionado pelo príncipe Toshitada por ocasião da visita do ex Imperador Gomizuno. Durante o período 1976-1991 ocorreram os  trabalhos de restaurações em larga escala no Shoin e casa de chá,  sendo esta desmontada e depois reconstruída.

 

SONY DSC                       Lago ao redor do Shoin

 

SONY DSC                       Vista do Jardim e lago.

 

SONY DSC                       Okoshiyose -  É a entrada para o Shoin, a casa principal. O jardim da frente está coberto de musgos e  em direção a porta do Okoshiyose há um caminho pavimentado por pedras . Esse caminho é da mais alta qualidade, feito através da combinação de pedras cortadas angularmente de várias formas. Subindo os quatro degraus de pedra da entrada do Okoshiyose, há uma grande pedra, onde se podem  acomodador seis pares de sapatos, quando tirados para entrar.

 

SONY DSC                       Portão de saída

 

SONY DSC                       Vista do Shōkin-tei a partir do Pavilhão Geppa-ro.

 

SONY DSC                       Shokin-tei ao fundo.

2 comentários:

lizguimarães disse...

Adorei!!!! Muito interessante. bjsssss

Anónimo disse...

parabens pelas fts...sol